Flagrante de crime ambiental: 29 pássaros são resgatados de cativeiro em Amapá
- conexaogospelamapa
- 7 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.

Um flagrante de crime ambiental no município de Amapá, no interior do estado, resultou na prisão de um homem que mantinha 29 pássaros silvestres em cativeiro, sem acesso a água e comida. A ação foi realizada no último sábado (5) por equipes do Batalhão Ambiental em conjunto com o 7° Batalhão da Polícia Militar, após uma denúncia anônima.
As aves, de espécies variadas, foram encontradas em condições de maus-tratos dentro de uma casa aparentemente abandonada, onde não havia moradores. No local, também foram apreendidas 59 gaiolas vazias, que, segundo a polícia, seriam utilizadas para a captura de novos animais.
O homem detido se apresentou como proprietário do imóvel e das aves, mas não possuía qualquer tipo de licença ambiental para a criação dos pássaros. Ele foi conduzido à delegacia do município e vai responder por crime ambiental.
As aves resgatadas serão levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), onde passarão por avaliação veterinária e cuidados especializados antes de serem devolvidas ao seu habitat natural.
A Polícia Militar reforça a importância das denúncias e destaca que manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização, configura crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Komentarze